@kimberlibri

Qualquer pessoa que, a dada altura, tenha querido diminuir alguns quilos ou que tenha seguido uma dieta rigorosa, poderá deparar-se com uma época de estagnação do peso. Se é o seu caso, ou se está a começar uma jornada de perda de peso e tem sentido dificuldades, há alguns motivos que podem explicá-lo.

1 – Falta de sono de qualidade

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition , mulheres que dormiam menos de quatro horas comiam mais 300 calorias e mais 21 gramas de gordura no dia seguinte. Já para não falar de todos os bem conhecidos benefícios de uma boa noite de sono.

2 – Não ingerir proteína suficiente

Segundo um estudo divulgado na revista FASEB, aqueles que ingerem o dobro da quantidade diária recomendada de proteína, perdem mais gordura e mantêm mais massa muscular dos que apenas consomem o recomendado (cerca de 0,75g por quilo de peso corporal).

Confira estes alimentos (que não carne), ricos em proteína.

3 – Priorizar quantidade e não qualidade

Um estudo americano descobriu que as pessoas que contavam calorias diariamente consumiam mais snacks, se tivesse um melhor valor (comparando com escolhas mais saudáveis). E isto levava a que, no final de contas, ingerissem um maior número de calorias.

4 – Escolher a bebida errada

Pesquisas da Iowa State University descobriram que bebemos mais vinho quando é branco. Um dos motivos é o facto de o tom leve da bebida não dar a sensação de o copo estar tão cheio, comparado com o vinho tinto, por exemplo. E isto leva a que deitemos mais bebida no copo. Além disso, o vinho tinto tem menos açucares naturais e tem mais minerais, como magnésio ou potássio.

5 – Não beber água suficiente

Um estudo da Endocrine Society revelou que beber meio litro de água acelerava o metabolismo dos participantes em cerca de 30%, entre 10 a 40 minutos após a ingestão. E sabe-se que beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ter um efeito diurético.

6 – Ter objetivos irrealistas

Investigação da George Washington University descobriu que expectativas irrealistas podem levar a dietas estilo yo-yo, bem como uma diminuição da autoestima. Em vez de pensar “em grande”, comece com objetivos pequenos, como incluir vegetais em várias refeições, e vá aumentando gradualmente.

7 – Estar num espaço desarrumado

Se tem a casa desarrumada – ou, acima de tudo, o local onde trabalha -, saiba que tal pode levar a dificuldades em emagrecer. Um estudo americano descobriu que uma secretária organizada promove escolhas alimentares saudáveis.


Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.