@kimberlibri

Qualquer pessoa que, a dada altura, tenha querido diminuir alguns quilos ou que tenha seguido uma dieta rigorosa, poderá deparar-se com uma época de estagnação do peso. Se é o seu caso, ou se está a começar uma jornada de perda de peso e tem sentido dificuldades, há alguns motivos que podem explicá-lo.

1 – Falta de sono de qualidade

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition , mulheres que dormiam menos de quatro horas comiam mais 300 calorias e mais 21 gramas de gordura no dia seguinte. Já para não falar de todos os bem conhecidos benefícios de uma boa noite de sono.

2 – Não ingerir proteína suficiente

Segundo um estudo divulgado na revista FASEB, aqueles que ingerem o dobro da quantidade diária recomendada de proteína, perdem mais gordura e mantêm mais massa muscular dos que apenas consomem o recomendado (cerca de 0,75g por quilo de peso corporal).

Confira estes alimentos (que não carne), ricos em proteína.

3 – Priorizar quantidade e não qualidade

Um estudo americano descobriu que as pessoas que contavam calorias diariamente consumiam mais snacks, se tivesse um melhor valor (comparando com escolhas mais saudáveis). E isto levava a que, no final de contas, ingerissem um maior número de calorias.

4 – Escolher a bebida errada

Pesquisas da Iowa State University descobriram que bebemos mais vinho quando é branco. Um dos motivos é o facto de o tom leve da bebida não dar a sensação de o copo estar tão cheio, comparado com o vinho tinto, por exemplo. E isto leva a que deitemos mais bebida no copo. Além disso, o vinho tinto tem menos açucares naturais e tem mais minerais, como magnésio ou potássio.

5 – Não beber água suficiente

Um estudo da Endocrine Society revelou que beber meio litro de água acelerava o metabolismo dos participantes em cerca de 30%, entre 10 a 40 minutos após a ingestão. E sabe-se que beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ter um efeito diurético.

6 – Ter objetivos irrealistas

Investigação da George Washington University descobriu que expectativas irrealistas podem levar a dietas estilo yo-yo, bem como uma diminuição da autoestima. Em vez de pensar “em grande”, comece com objetivos pequenos, como incluir vegetais em várias refeições, e vá aumentando gradualmente.

7 – Estar num espaço desarrumado

Se tem a casa desarrumada – ou, acima de tudo, o local onde trabalha -, saiba que tal pode levar a dificuldades em emagrecer. Um estudo americano descobriu que uma secretária organizada promove escolhas alimentares saudáveis.


Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.