O chocolate é, em muitas dietas, um “vilão”. É certo que há chocolates e chocolates e que aqueles com maior teor de cacau são considerados mais saudáveis. Mas, afinal, o que há assim de tão benéfico nesta semente? Confira 10 motivos pelos quais o deve incluir na sua dieta, de acordo com a nutricionista Tatiana Zanin.

1. Melhora o humor, combatendo a ansiedade e a depressão. Tudo porque é rico em substâncias potencialmente psicoativas – inclusive tiramina, precursor do triptofano, que, por sua vez, é precursor da serotonina, a “hormona da felicidade”.

2. Previne tromboses, já que ajuda a melhorar o fluxo do sangue.

3. Combate o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes.

4. Previne a anemia, devido ao alto teor de ferro.

5. Reduz o risco de diabetes, tendo em conta os resultados de alguns estudos que sugeriram que poderia tornar a digestão de hidratos de carbono mais lenta, bem como a absorção nos intestinos. Pode também melhorar a secreção de insulina.

6. Previne doenças, como a demência e o Alzheimer, por melhorar a circulação de sangue para o cérebro. Além disso, a semente é rica em selénio, que beneficia a cognição e memória.

7. Reduz a pressão arterial, já que interfere na produção de óxido nítrico, que melhora os vasos sanguíneos.

8. Regula o intestino, pela riqueza em flavonoides e catequina, podendo aumentar bactérias benéficas para a saúde e que exercem efeito prebiótico.

9. Ajuda na redução da inflamação, devido ao alto teor de antioxidantes. Estudos indicam que o cacau promove a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue (indicador de inflamação).

10. Ajuda a controlar o peso, ao ajudar na diminuição de absorção e síntese de gorduras. Ajuda também a regular os níveis de insulina, promovendo a saciedade.

O aconselhado, para obter benefícios consideráveis, é consumir 2 colheres de sopa de cacau por dia – pode adicioná-lo a panquecas, papas, bolos – ou 40 gramas de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau). Evite consumi-lo com produtos ricos em cálcio, já que a semente contém ácido oxálico, substância que diminui a absorção deste mineral no intestino.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal