@marthahunt

Adiar arrumar a loiça é sempre tentador, mas os resultados de um estudo americano podem fazê-la mudar de ideias.

De acordo com um trabalho conduzido pelos investigadores do Cornell Food and Brand Lab da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, passar tempo numa cozinha desordenada e caótica pode duplicar o número de calorias que consumimos. As conclusões foram publicadas na revista científica Environment and Behavior.

A pesquisa contou com a participação de 98 voluntárias que foram distribuídas por dois grupos. Os especialistas pediram às integrantes de um deles que escrevessem sobre um momento em que as suas vidas pareciam estar sob controlo; enquanto as integrantes do outro grupo foram desafiadas a escrever sobre um momento em que davam por si no cenário oposto.

De seguida, metade das participantes esperou numa cozinha desorganizada — imagine jornais, loiça suja e um telefone a tocar sem parar. A outra metade esperou numa cozinha limpa e calma. Ambos os ambientes tinham biscoitos, bolachas de água e sal e cenouras à disposição. Em apenas 10 minutos, as voluntárias que escreveram sobre uma altura em que as suas vidas pareciam estar fora de controlo ingeriram mais 53 calorias do que as colegas que aguardaram na cozinha organizada.

“Estar num ambiente caótico e a sensação de que as coisas estão fora de controlo é mau para as dietas”, explica o autor do estudo, Lenny Vartanian, num comunicado de imprensa. “Parece levar as pessoas a pensar: ‘Tudo o resto já está descontrolado, porque é que eu não hei de estar?'”

As mulheres que escreveram sobre estar num ambiente controlado comeram cerca de menos 100 calorias totais na cozinha desordenada do que aquelas que chegaram a sentir-se stressadas, o que sugere que a meditação pode ser uma técnica útil (embora os investigadores digam que a limpeza é provavelmente a solução mais fácil).

Ainda sente preguiça? Lavar a loiça não é só uma tarefa boa para a circunferência abdominal. Um estudo anterior concluiu que  também encoraja um estado de mindfulness e, por conseguinte, pode levar à redução do stress e promover o bem-estar. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal