@michellemdriscoll

Existem muitas opções de produtos saudáveis nos supermercados para quem segue uma alimentação cuidada. No entanto, nem todas são aquilo que aparentam. Para ajudar a identificar as armadilhas, a nutricionista Katherine Brooking partilhou seis alimentos que são verdadeiras armadilhas no site da estação televisiva americana Fox News. Confira quais são e os motivos para constarem nesta lista:

Saladas Prontas

Um erro comum é presumir que tudo o que envolve a palavra “salada” é saudável. Prova disso é que muitas saladas prontas, embora pareçam uma solução prática, contêm gorduras e calorias escondidas entre os ingredientes. A melhor opção é fazer as suas próprias saladas em casa, uma vez que, assim, poderá controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes, e o tamanho das porções.

Pães Multicereais

Geralmente, as embalagens que trazem o termo “multicereais” atraem porque soam a algo saudável. Porém, muitos desses produtos são preparados com grãos refinados e não integrais. Como perceber a diferença? Katherine explica que é importante ler as informações nutricionais com muita atenção. Comece por observar se a farinha na lisa é refinada. Se for o caso, o pão não é 100 por cento integral.

Barras de Cereais

À primeira vista, são uma ótima escolha para enganar a fome entre refeições. Contudo, muitas delas contêm xarope de milho, que é rico em frutose, açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contêm produtos que ultrapassam as 350 calorias. Se possível, como alternativa, faça as suas barras de granola em casa ou aposte num snack que consiga um equilíbrio entre hidratos de carbono complexos, proteína e gordura (boa).

Smoothies

Por serem feitos à base de frutas, em geral, os smoothies têm um aspeto muito saudável. O problema é o tamanho das poções. Fique atenta a espaços que vendem copos muito grandes ou usam ingredientes como açúcar ou gelado, que acrescentam muitas calorias à receita. Quando combinados, podem fazer com que a bebida chegue às 500 calorias. 

Peito de Peru Fatiado

O peru é uma ótima fonte de proteína magra e uma boa escolha para um jantar mais leve, mas as versões embaladas contêm imenso sódio — os produtos de algumas marcas podem conter um terço do consumo diário recomendado. Como tal, na próxima vez que for às compras, fique atenta aos rótulos nutricionais e opte por marcas com menores taxas de sódio.

Bebidas Desportivas

Muito consumidas depois de sessões no ginásio, as bebidas desportivas são ricas em potássio e sódio. Elas são indicadas para quem faz treinos pesados e não devem ser uma alternativa nos restantes casos. Se aposta em exercícios menos intensos, dê preferência à água mineral natural ou a uma bebida com menos valor calórico, que será igualmente eficaz para matar a sua sede.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal