@mayisha.nyc

Se já foi ao doutor Google sabe que ao pesquisar qualquer sintoma, por mais inócuo, vem de lá com um diagnóstico de quase-morte. Temos de nos lembrar que não é um médico, mas sim um motor de busca. Nada como o fator humano (especialista na área) para nos alertar para pequenos sinais, para estar atenta e atuar em conformidade. Os autores do livro, Christopher Kelly e Marc Eisenberg, partilham a sua experiência como médicos e alertam-nos para o essencial.

Dor de Cabeça

Mantenha a calma se… a dor incide sobretudo na testa e no rosto, se esteve constipada, se a febre é ligeira e tem o nariz a pingar. Pode ser sinal de que está engripada ou com covid, faça o teste e fique em casa, quer seja uma coisa ou outra.

… deixou de beber café. Às vezes basta acordar um pouco mais tarde para isso acontecer.

… a dor parece uma fita à volta do crânio mas melhora com repouso e medicamentos. Se assim for, é uma dor de tensão, a mais comum e menos perigosa. Pode ter origem no stresse diário ou falta de horas de sono.

Deve marcar uma consulta se… não atenuar e se mantiver por mais de uma semana. É sinal que, possivelmente, precisa de antibiótico e como tal deve ser avaliada por um médico.

… é forte e frequente mas é a primeira vez que se sente tão mal.

… é latejante, acompanhada por náuseas e sensibilidade à luz e som. Este é o padrão clássico da enxaqueca. Precisa de confirmar o diagnóstico e mitigar a dor com os medicamentos adequados.

… sente como se estivessem a espetar um prego no olho. O olho, do lado onde sente dor, está vermelho e inchado, o nariz a pingar e a testa quente e a transpirar. Pode ser uma cefaleia em salvas, que provoca dores lancinantes e precisa de ser vista por um médico também para descartar a hipótese de um tumor.

… tem mais de 50 anos, dói-lhe o couro cabeludo ao pentear e o maxilar ao mastigar. “Pode ter artrite temporal. Consulte um médico o mais rapidamente possível porque a visão pode ser afetada.”

Vá já às urgências caso… a sua voz se tornar arrastada, se sinta fraca ou tenha dormência de um braço, perna ou numa das faces. Pode ser um sinal de AVC. A rapidez com que se atua é fulcral para não haver sequelas.

… se sinta esquisita, confusa, com muito sono de repente e tem alterações de personalidade. Isto pode significar “uma pressão elevada em volta do cérebro, resultante de uma infeção, tumor ou hemorragia.”

… tenha febre, lhe doa o pescoço e o sinta rígido. Pode ser sinal de meningite, hospital já.

… a dor de cabeça apareça subitamente e seja muito forte, “as dores de cabeça que vão do zero aos cem em poucos minutos são conhecidas por cefaleias em salvas. São um sinal de problema grave e podem progredir para uma hemorragia cerebral.”

… a dor de cabeça súbita e forte tenha começado quando estava a exercitar-se no ginásio, ou durante/após o sexo. Pode ser sinal que rebentou um vaso sanguíneo.

… a visão tenha ficado turva num ou nos dois olhos.

Tonturas

Mantenha a calma se… fica tonta às vezes quando se levanta da cama. Quando nos levantamos de repente, a “gravidade faz com que o sangue desça da cabeça para as pernas. Nos segundos necessários para o sangue se pôr em movimento, o cérebro pode experimentar uma pequena queda de pressão sanguínea”.

… regressou de um cruzeiro. “Está a ter síndrome de desembarque e pode senti-lo durante 1-2 dias depois do regresso a terra firme”.

… na noite anterior bebeu uns copos a mais. O álcool ingerido altera a densidade do sangue e isso afeta o movimento dos líquidos no ouvido interno. Pode também estar desidratada, por isso aconselham-se bebidas para reidratação, água não chega, e repouso.

Deve marcar uma consulta se… “Persistem por mais de alguns minutos ou acontecem sempre que se levanta, pode ter hipotensão ortostática ou postural.”

… acontece sempre que vai ao ginásio, sobretudo se tem mais de 50 anos. Pode ter um problema cardíaco.

… ouve zumbidos, sente a sala andar à volta e o som abafado. Tudo sintomas da doença de Menière. O stresse, o tabaco e a ingestão de alimentos com muito sal, cafeína e álcool podem piorar este sintoma.

… tem vertigens e um historial de enxaquecas. Convém ser devidamente medicada para maior controlo.

… tem formigueiro e/ou dor nas pernas. São sintomas comuns a quem tem diabetes e tem de ser controlado. Pode também ter origem numa doença da tiroide, alcoolismo ou em carências vitamínicas.

Vá já às urgências caso… o problema resultar de uma perda de sangue ou se já não bebe líquidos há vários dias.

… as vertigens não parem ao fim de poucos minutos, alerta AVC.

… o seu coração dispare sem razão antes das vertigens. Pode não estar a bombear sangue como deve.

… tenha também febre e arrepios. Pode significar, caso não haja razão concreta para tal acontecer, algo bastante grave, como sépsis, “que ocorre quando o organismo entra em guerra nuclear contra uma infeção”.

Lesões na cabeça

Mantenha a calma se… não desmaiou, tem menos de 65 anos, não está a tomar anticoagulantes e sente-se bem.

Deve marcar uma consulta se… uns dias depois da pancada começou a ter dores de cabeça. Outros sintomas a juntar a este, a ter em conta, são irritabilidade, ansiedade, depressão e tonturas.

Vá já às urgências caso… tenha também náuseas ou vómitos que vão piorando com o tempo.

… tenha perdido os sentidos. Mesmo que se sinta bem logo a seguir.

… esteja a tomar anticoagulantes, estes aumentam a possibilidade de risco de hemorragia no cérebro.

… tenha mais de 65 anos.

… tenha perdido os sentidos antes de ter batido com a cabeça.

… se sinta mais enfraquecida desde o trauma e tenha dormência num dos membros.

… a queda tenha sido a mais de 1 metro do chão e a cabeça tenha batido no solo.

Dor no peito

Mantenha a calma se… a dor acontece depois de ter levado uma bola em cheio no peito. 

… é momentânea, dura uns segundos e não reaparece. “Pode ser apenas gás ou um breve espasmo muscular.”

… tem tossido muito ultimamente, isso pode afetar os músculos do peito.

Deve marcar uma consulta se… a dor surge quando faz exercício e desaparece em repouso. “As artérias que fornecem sangue aos músculos do coração podem ter bloqueios graves e este não receber fluxo suficiente.” Vá a um cardiologista rapidamente, e se sentir essa dor também em repouso já é uma urgência.

… sente ardor no peito depois de comer ou quando se deita. Isso geralmente é sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando os sucos digestivos sobem pelo esófago até à boca.

Vá já às urgências caso… as dores sejam constantes, durem vários minutos e não melhorem. Isso pode ser sinal do temido ataque cardíaco. Às vezes a dor desce pelo braço mas não é sempre. Chame o 112.

… tenha historial de tensão alta e as dores sejam constantes e agudas.

… também tenha falta de ar (possível ataque cardíaco), febre e tosse (pode ser uma pneumonia).

… a dor aguda melhore quando se inclina para a frente. “Pode ser uma irritação da membrana à volta do coração chamada pericardite.”

Falta de ar

Mantenha a calma se… esta se dever ao facto de ter começado a praticar exercício físico depois de muito tempo parado.

Deve marcar uma consulta se… ficar sem fôlego ao subir escadas ou ruas íngremes, mas sem ser isso até se sente bem. “A razão mais vulgar para a falta de ar quando se esforça é anemia, porque o corpo tem falta de glóbulos vermelhos e o coração esforça-se por dar oxigénio em quantidade aos músculos e órgãos.” Anemia é comum em mulheres em idade fértil devido a períodos menstruais abundantes, mas se tem mais de 50 anos convém fazer uma colonoscopia para despiste de cancro do cólon.

… as suas pernas incham e ficam com as marcas das meias. Pode ser retenção de líquidos devido a insuficiência cardíaca ou doença renal.

… piora quando está deitada e dorme quase sentada, sinal de insuficiência cardíaca.

… a sua respiração parece um apito, tem pieira.  Pode ter asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Tosse é outro dos sintomas associados.

… está grávida. “A mudança dos níveis hormonais estimula o centro cerebral da respiração.”

… se sentir de repente assoberbada com tudo. Pode ser um ataque de pânico, “que causa um intenso medo, falta de ar e batimentos cardíacos e suores”.

Vá já às urgências caso… a pieira não passe e tenha dificuldade em respirar. Pode ser um ataque de asma, ou doença cardíaca, que faz com que os pulmões se encham de líquido que dificulta a respiração.

… tenha febre e tosse, pode ser sinal de pneumonia.

… tenha dor no peito e pulsação rápida (acima de 120 batimentos por minuto).

… comece subitamente a ter erupções pelo corpo, comichão, sensação de aperto das vias respiratórias, respiração ruidosa. Comeu marisco, frutos secos?… Não perca um segundo, ligue para o 112 já, é uma reação alérgica grave.

… tenha feito uma viagem longa com uma perna engessada. “Pode ter coágulos nos pulmões a bloquear o fluxo normal de sangue, ou seja, uma embolia pulmonar. Os coágulos nas pernas são mais vulgares nas pessoas que têm as pernas imobilizadas”.

… seja diabética e os seus níveis de açúcar tenham estado muito elevados, isso pode provocar aquilo que se chama cetoacidose diabética. Outros sintomas são fadiga e dores abdominais.

… tenha cancro, o seu risco de formar coágulos é muito elevado.

Dor de barriga

Mantenha a calma se… tem tido 1-2 dias de dor não muito forte e intermitente, com náuseas, vómitos e/ou diarreia. É provável que seja uma gastroenterite. O mais importante é reidratar-se com caldos simples ou bebidas próprias.

… a dor de estômago é sobretudo depois de comer e piora quando se deita mas melhora quando bebe água. Deve ter refluxo gastroesofágico, a água leva o ácido de volta para o estômago e a dor diminui de intensidade. Medidas que ajudam: evite bebidas com gás, chocolate e comidas gordas, picantes, não durma logo a seguir às refeições e eleve a almofada.

… tem ocasionalmente uma dor forte e os intestinos foram esvaziados há uma semana. “A prisão de ventre é a causa mais comum de dores abdominais e é definida como menos de 3 idas à sanita por semana, fezes duras, dificuldade em expelir fezes ou a sensação de que nunca consegue ficar com os intestinos vazios.

… a dor ocorre depois de beber leite ou comer produtos lácteos. Talvez seja intolerante à lactose.

Deve marcar uma consulta se… tem, há várias semanas, uma sensação de ardor no estômago que melhora ou piora depois de comer. O diagnóstico pode indicar úlcera no estômago ou no intestino. “A maioria das úlceras são causadas pela bactéria H. Pylori e são tratadas com antibióticos e antiácidos.”

… tem dores pélvicas que pioram com o período. “A maioria das mulheres experimenta dores abdominais ligeiras naqueles dias do mês. Um subgrupo tem dores que interferem com a escola e o trabalho: duas causas comuns são endometriose e miomas.”

Vá já às urgências caso… tenha também sangue nas fezes. Pode ser cancro ou infeção grave do cólon, ou doença inflamatória intestinal.

…a dor dure mais de 5 dias e for acompanhada por vómitos e diarreia.

… tenha diabetes e os seus níveis de açúcar no sangue estejam muito elevados.

… seja acompanhada por urticária. Pode ser uma reação anafilática ao que comeu. Ligue para o 112.

… tenha uma dor excruciante do lado superior direito da barriga. Poderão ser pedras na vesícula biliar.

… tenha uma dor lancinante do lado inferior direito da barriga. Pode ser uma apendicite. A dor abdominal forte “começa à volta do umbigo e depois move-se para a zona acima do apêndice, na parte inferior direita do abdómen”. Pode dar febre e vómitos.

… tenha também dor no alto da barriga e falta de ar, que piora quando se esforça: sinal de ataque cardíaco.

… seja mulher e tenha uma dor forte no baixo ventre. Pode ser uma panóplia de más notícias: torção ovárica, gravidez ectópica, infeção urinária, problemas nos ovários, trompas…

… note a pele e os olhos amarelados, sinais fortes de problemas de fígado.

… sinta espasmos dolorosos no baixo ventre e costas. Pedras no rim dão dores lancinantes.

Inchaço e flatulência

Mantenha a calma se… comeu feijões, brócolos ou couve-de-bruxelas; se masca pastilha elástica ou bebe leite ou bebidas com gás.

… se está grávida, é comum. O ferro e as vitaminas pré-natais podem aumentar a prisão de ventre.

… toma antibióticos, vitaminas, aspirina, analgésicos, antiácidos ou antidepressivos.

Deve marcar uma consulta se… não se sentir aliviada depois de ir ao wc.

Vá já às urgências caso… tenha ganho peso significativo nos últimos 7-15 dias e sente falta de ar. “Doença de rins, coração ou fígado pode causar acumulação progressiva de fluido à volta dos pulmões e intestinos.”

… tenha também dores abdominais e náuseas.

Dores nas pernas e cãibras

Mantenha a calma se… praticou exercício de forma vigorosa. Faça sempre alongamentos.

… tem mais de 50 anos e tem cãibras. “Faça alongamentos e tome vitaminas do complexo B em cápsulas.”

… se está grávida. É vulgar no último trimestre, veja com o seu obstetra se magnésio é a solução.

Deve marcar uma consulta se… sofre da síndrome das pernas inquietas, em que o formigueiro que sente nas pernas é aliviado através de movimento. Em certos casos é um efeito secundário de medicamentos,como anti-histamínicos, antidepressivos, antináuseas, ou então sinal de uma deficiência de ferro, doença renal, neuropatia ou esclerose múltipla.

… a pele está muito esticada e sente dor. Precisa de fazer exames para verificar se há uma doença de rins, fígado ou coração por trás.

… sente um formigueiro ou dormência. Uma hérnia discal na zona lombar pode ser a culpada.

… iniciou a toma de medicamentos como diuréticos, inaladores, osteoporose, colesterol, contracetivos orais.

Vá já às urgências caso… tenha uma perna inchada, feito uma viagem longa ou dado uma pancada. Pode ser um coágulo.

… uma das pernas esteja dormente, fria e com dor. “Pode ser um bloqueio de uma artérias da perna e precisa de restabelecer o fluxo sanguíneo antes que gangrene”.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

A incrível transformação de Ana de Armas em Marilyn Monroe

A incrível transformação de Ana de Armas em Marilyn Monroe

Governo da Madeira não vai limitar iluminação decorativa no Natal

Governo da Madeira não vai limitar iluminação decorativa no Natal

A PRIMA gosta dos pratos da Casa Davolta, dos novos modelos Hunter e do regresso do Chefs on Fire

A PRIMA gosta dos pratos da Casa Davolta, dos novos modelos Hunter e do regresso do Chefs on Fire

Indigène, um espumante para tantas ocasiões

Indigène, um espumante para tantas ocasiões

Beatrice Borromeo e Alexandra de Hannover juntas no desfile da Dior em Paris

Beatrice Borromeo e Alexandra de Hannover juntas no desfile da Dior em Paris

Investigadores criam raio laser com Inteligência Artificial que elimina baratas

Investigadores criam raio laser com Inteligência Artificial que elimina baratas

João Mota: O temor do ator na hora do regresso

João Mota: O temor do ator na hora do regresso

A primeira Constituição Portuguesa faz 200 anos

A primeira Constituição Portuguesa faz 200 anos

Lenovo Yoga Slim 7i Pro X em análise: Trabalhar, editar, jogar

Lenovo Yoga Slim 7i Pro X em análise: Trabalhar, editar, jogar

Monção colheu menos uvas, mas boa qualidade promete Alvarinho de excelência

Monção colheu menos uvas, mas boa qualidade promete Alvarinho de excelência

Outono à vista: a cor da estação

Outono à vista: a cor da estação

Marido de Sónia Jesus conheceu o filho

Marido de Sónia Jesus conheceu o filho

"A vida enquanto membro da realeza acabou para o príncipe André", afirma especialista em realeza

O cenário nuclear!

O cenário nuclear!

Estes miúdos resolvem problemas com a ajuda da tecnologia

Estes miúdos resolvem problemas com a ajuda da tecnologia

Ambientalistas alertam que janela para limitar aumento da temperatura está a fechar-se

Ambientalistas alertam que janela para limitar aumento da temperatura está a fechar-se

A Ómicron veio para ficar? Especialistas acreditam que sim e explicam porque ainda não apareceu uma variante mais transmissível

A Ómicron veio para ficar? Especialistas acreditam que sim e explicam porque ainda não apareceu uma variante mais transmissível

Famosos portugueses assistem ao desfile Benetton primavera-verão 2023 em Milão

Famosos portugueses assistem ao desfile Benetton primavera-verão 2023 em Milão

Coleção outono/inverno H&M para a casa

Coleção outono/inverno H&M para a casa

Casa Dentro: Não perca, dia 6 de outubro, a conversa com Vítor Sobral

Casa Dentro: Não perca, dia 6 de outubro, a conversa com Vítor Sobral

Artes e Ofícios: esta semana todos os caminhos vão dar a Oeiras

Artes e Ofícios: esta semana todos os caminhos vão dar a Oeiras

NFTs em queda acelerada

NFTs em queda acelerada

Investigadores da FMUP estudam diferenças entre sexos na insuficiência cardíaca

Investigadores da FMUP estudam diferenças entre sexos na insuficiência cardíaca

O Batalha reabre a 9 de dezembro como Centro de Cinema.  E com os frescos de Júlio Pomar à vista

O Batalha reabre a 9 de dezembro como Centro de Cinema. E com os frescos de Júlio Pomar à vista

Já vou levar a vacina atualizada contra a Ómicron? E em que aspeto é diferente das anteriores?

Já vou levar a vacina atualizada contra a Ómicron? E em que aspeto é diferente das anteriores?

Vanessa Martins arrasa em Paris

Vanessa Martins arrasa em Paris

JL 1355

JL 1355

"Muitas pessoas da Austrália ouvem falar de comida portuguesa e pensam em pastéis e frango". Lusodescendente fez sucesso ao apresentar Bacalhau à Brás no MasterChef australiano

Rainha Margarida da Dinamarca retira títulos aos quatro filhos do príncipe Joaquim

Rainha Margarida da Dinamarca retira títulos aos quatro filhos do príncipe Joaquim

Volvo EX90, o SUV 100% elétrico vai ter LiDAR

Volvo EX90, o SUV 100% elétrico vai ter LiDAR

Agenda pais e filhos para este fim de semana

Agenda pais e filhos para este fim de semana

20 peças para um regresso ao escritório em estilo

20 peças para um regresso ao escritório em estilo

Morgado do Quintão inunda Algarve com três dias de arte e cultura

Morgado do Quintão inunda Algarve com três dias de arte e cultura

Mind The Glass, no Porto: Um festim no copo e no prato

Mind The Glass, no Porto: Um festim no copo e no prato

De vestido branco, princesa Charlene deslumbra em evento no Mónaco ao lado do príncipe Alberto

De vestido branco, princesa Charlene deslumbra em evento no Mónaco ao lado do príncipe Alberto

Polestar 2 em teste:

Polestar 2 em teste: "OK Google, o que achas deste carro?"

Programa YOUTH, dedicado a jovens mulheres, com candidaturas abertas

Programa YOUTH, dedicado a jovens mulheres, com candidaturas abertas

Cinco erros a evitar na instalação de um carregador para veículos elétricos

Cinco erros a evitar na instalação de um carregador para veículos elétricos

O Senhor Gonçalo M. Tavares

O Senhor Gonçalo M. Tavares

A Casa de Bernarda Alba: A poética da austeridade no Teatro da Comuna

A Casa de Bernarda Alba: A poética da austeridade no Teatro da Comuna

Inês Faria compara-se a atriz estrangeira:

Inês Faria compara-se a atriz estrangeira: "Assustador"

Confiança dos consumidores e clima económico diminuem em setembro

Confiança dos consumidores e clima económico diminuem em setembro