Getty

E se alguém olhasse para si e conseguisse adivinhar não só os erros alimentares que comete como enumerasse os seus problemas de saúde? Se, como dizem, os olhos são o espelho da alma, então o rosto é o reflexo daquilo que comemos, pelo menos é o que defende a médica naturopata, e especialista em problemas de pele, Nigma Talib, no seu livro ‘reverse The Signs of Ageing’ ( qualquer coisa como ‘Inverta os sinais de envelhecimento’, não publicado em Portugal). Lemos o seu livro e fizemos um pequeno resumo para si. Naquelas páginas, a médica naturopata explica como aquilo que comemos tanto pode fazer com que a nossa pele envelheça prematuramente, como ajudar-nos a manter a pele jovem e luminosa, desde que sejam os alimentos certos.
E são 4 os grandes inimigos da nossa pele, diz Nigma Talib: o açúcar, o glúten, o vinho e os laticínios, todos alimentos inflamatórios, cujos efeitos nefastos se refletem no rosto. Foi a partir deles que Nigma Talib identificou 4 tipos de caras. Sabe qual é a sua?

1 | Cara de quem exagera no açúcar

É muito provável que vá ver no seu rosto: pele muito fina e flácida, tom acinzentado ou branco pastoso, linhas horizontais e rugas mais pronunciadas na testa, rosto encovado, olheiras ou papos nos olhos, borbulhas um pouco por todo o rosto.

Porquê: o açúcar é altamente inflamatório e desequilibra a flora intestinal, além de provocar perda de elasticidade da pele.

O que fazer: elimine tudo o que tem açúcar, os mais evidentes, ou seja, bolos, bolachas, sumos de compra (só mesmo em dias de festa) e alimentos processados. Quanto à massa, é preferível consumir a que é integral, e em relação ao arroz branco, dê oportunidade a outras variedades mais interessantes como o integral ou o selvagem, por exemplo.

2 | Cara de quem tem algum nível de intolerância ao glúten

É muito provável que vá ver no seu rosto: borbulhas ou pequenos pontos na testa e no queixo, bochechas mais inchadas e com pequenos pontos, vermelhidão nas maçãs do rosto e manchas escuras no queixo.

Porquê: o glúten é inflamatório e tóxico para alguns intestinos. Há pessoas alérgicas e sensíveis a este nutriente, que se traduz na incapacidade de o intestino o digerir. Ao deixar as partículas não digeridas ‘escaparem’ para o sistema circulatório vai fazer com que a nossa imunidade entre em alerta e veja nestas partículas agentes invasores, e os ataque.

O que fazer: evite alimentos com glúten, claro, e cuidado com o glúten escondido em condimentos (ketchup, maionese, molho de soja) e em alimentos como gelados, batatas fritas, couscous…

3 | Cara de quem exagera no consumo de vinho

É muito provável que vá ver no seu rosto: rugas muito pronunciadas e borbulhas entre as sobrancelhas, pálpebras descaídas, rugas nos olhos, pele desidratada e vincada na face, poros dilatados e tom de pele avermelhado, sulcos nasolabiais profundos.

Porquê: o álcool desidrata e o açúcar que contém danifica a elasticidade e tónus da pele.

O que fazer: o ideal seria eliminar totalmente as bebidas alcoólicas, mas sabemos que isso é difícil porque há sempre dias de festa, jantares de amigos… Se conseguir manter o álcool à distância 4 dias por semana já não é mau. Beba um copo de água por cada bebida alcoólica que ingere; evite bebidas alcoólicas que contenham glúten, como a cerveja e algumas marcas de gin, vodka e whisky; prefira o vinho tinto ao branco (pelo menos o tinto tem magnésio e polifenóis, como o resveratrol, que são bons para a pele).

4 | Cara de quem tem problemas na digestão de laticínios

É muito provável que vá ver no seu rosto: pálpebras inchadas, papos nos olhos e olheiras, maçãs do rosto mais pálidas e grande concentração de borbulhas e pontos no queixo, espalhados também pelo rosto.

Porquê: os laticínios contêm uma proteína difícil de digerir e isso faz com que para algumas pessoas baste ingerir um pouco para que o corpo reaja de imediato, ao passo que outras toleram mais este alimento. Intolerância à lactose é a mais comum em todo o mundo. “À medida que envelhecemos, vamos perdendo a enzima que ajuda a digerir a lactose, causando a inflamação do intestino. Esta intolerância pode manifestar-se através da retenção de líquidos, mudanças de humor, dores de estômago e barriga inchada”, escreve Nigma Talib no seu livro.

O que fazer: se costuma ter estes sintomas depois de ingerir laticínios, evite-os e tenha cuidado com outros alimentos que contenham nata, por exemplo. Para não ficar com défice de cálcio coma brócolos, agriões, couves, leguminosas, leites vegetais.

SOMOS O QUE COMEMOS
Para a especialista, uma pele fantástica tem de ser tratada interna e exteriormente, o que quer dizer que não deve abandonar os seus cremes favoritos, só que eles não fazem milagres sozinhos.
Além desse cuidado, uma das medidas mais importantes para ter uma pele fantástica é cuidar da saúde do seu… intestino. Sabe como começa o livro? Com a pergunta no mínimo peculiar: “Quantas vezes fez cocó hoje? Uma, duas, nenhuma…”. É uma questão que Nigma coloca a todos os seus pacientes.
Muitos de nós pensam, erradamente, que os intestinos servem apenas para eliminar aquilo que o nosso corpo não precisa. Na verdade, a seguir ao cérebro, o intestino é o segundo comando central do corpo. É aqui que vivem 100 biliões de bactérias (100.000.000.000.000), que têm um papel crucial na saúde da pele. “São elas que criam e ajudam a assimilar os nutrientes que a pele precisa para se proteger e reparar”, diz a médica naturopata. E para ter uma pele fantástica e um intestino saudável há não só que comer bem, como ainda saber se se tem alguma intolerância alimentar.

DE DENTRO PARA FORA
“Estima-se que 50% da população sofra de alguma forma de intolerância a um ou mais alimentos que come com regularidade e não tem ideia dessa sensibilidade.” Há que distinguir no entanto alergia de intolerância. Se se é alérgico, rapidamente pode sentir desde uma ligeira erupção cutânea ao alarmante choque anafilático. Já a sensibilidade leva mais tempo a mostrar sinais (ver caixa na pág. anterior). Para ser intolerante a algum alimento basta que a partir de certa altura da sua vida o corpo não o tolere mais. Como se tivesse preenchido a sua quota. “Os sinais de intolerância manifestam-se desde a cabeça (dores de cabeça e enxaquecas) aos pés (alguns especialistas acreditam que os joanetes agravam-se em pessoas intolerantes aos laticínios). Quando o sistema imunitário reage aos alimentos a que se é sensível, liberta químicos inflamatórios que vão ter impacto em todo o corpo, incluindo a pele.”

O QUE O CORPO LHE DIZ?
Podemos fazer uma alimentação supersaudável mas o nosso corpo não o mostrar. O que se passa? Pode ter uma intolerância a um ou vários alimentos.
Esta sensibilidade pode manifestar-se até 72h depois de o(s) ingerir. Se desconfia que tem alguma intolerância mantenha um registo escrito de tudo aquilo que come (inclusive condimentos e especiarias) e bebe. Assim, será mais fácil detetar padrões e descobrir o que lhe provoca o mal-estar.

Alguns sinais de intolerância alimentar…
… que se manifestam na pele: borbulhas, olheiras, dermatite, rosto inchado, pigmentação, envelhecimento precoce, papos nos olhos, eczema.
… ao nível do sistema digestivo: inchaço e dores abdominais, obstipação, diarreia, flatulência.
… que se refletem na saúde em geral: tosse, dores de cabeça, comichão nos olhos e boca, dores nas articulações, falta de energia, enxaquecas, mudanças de humor, dificuldade em concentrar-se, nariz entupido ou a pingar, espirros, aumento de peso.

PLANO ANTI IDADE
Agora, que já sabe o que deve eliminar da sua alimentação, está na hora de saber o que tem de guardar na despensa. “Ao escolher os alimentos certos, cada colherada é um passo atrás no relógio biológico. 28 dias é o tempo que a pele leva a regenerar-se, por isso tem de esperar esse tempo até obter os resultados visíveis do seu esforço” escreve a naturopata. Não desanime. Tome nota:

Frutas e vegetais
A todas as refeições, vegetais sobretudo. À noite coza a vapor ou salteie com um pouco de óleo de coco, são mais fáceis de digerir.
. Para dar luminosidade à pele: batata-doce, cenoura, abóbora, pimento vermelho e citrinos.
. Antirrugas naturais: espinafres, kale e agriões.
. Para equilibrar as hormonas: couves, brócolos, couve-flor, couve-de-bruxelas.
. Alimente as bactérias boas: cebolas, espargos, bananas e alho-francês.

Cereais integrais
O equivalente ao seu punho fechado à maioria das refeições. Sim, tem de comer hidratos de carbono, mas integrais, com fibra, antioxidantes e ricos em vitamina B e magnésio, ambos anti-inflamatórios.
. Amaranto: é uma semente, na verdade, rica em proteína que se torna gelatinosa quando cozinhada, boa para papas.
. Trigo sarraceno: combina bem com vegetais e carne.
. Quinoa: excelente fonte de proteína e hidratos de carbono, boa alternativa à massa e couscous. lave antes de cozinhar, para retirar o sabor amargo da ‘resina’ que envolve a semente.
. Arroz: integral, selvagem, basmati, são amigos da sua pele. Ricos em fibra e com um índice glicémico inferior ao do arroz branco.

Proteínas saciantes
Uma porção a cada refeição. Essenciais para a pele, cabelo e unhas.
. Caldo de carne caseiro: contém colagénio natural, que previne rugas e a inflamação do intestino.
. Ovos: ricos em lecitina, que repara os tecidos da epiderme.
. Peixes gordos: sardinha, salmão, anchovas, truta, ricos em ómega 3, combatem as rugas e têm vitamina d, ótima para ajudar na prevenção de olheiras.
. Aves: proteína magra. A parte junto ao osso é uma boa fonte de zinco, que regenera a pele.
. Leguminosas: lentilhas, feijões.
. Carne vermelha: rica num tipo de ferro “que é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo. Se tem o ferro em baixo, a pele fica mais pálida, seca e fina”.

Gorduras e sementes
Hidratam a pele, uma pequena porção à maioria das refeições.
. Abacate: combate a inflamação, ajuda o fígado a desintoxicar e contém antioxidantes que ajudam a pele a reparar os danos causados pela exposição ao sol.
. Sementes de chia: ricas em ómega 3, junte às papas de pequeno almoço ou a smoothies.
. Linhaça (sementes e óleo): é das fontes mais ricas em ácidos gordos, triture e deite em saladas. O óleo é bom para temperar saladas. Não cozinhe, porque o calor altera a sua estrutura.
. Frutos secos: dão-nos selénio, vital para a pele.
. Óleo de coco: antimicrobiano, aumenta a imunidade. É dos melhores óleos para cozinhar porque a sua estrutura não se altera com o calor.

Ervas e especiarias
A todas as refeições, para dar sabor, vitaminas e antioxidantes fundamentais ao antienvelhecimento.
“São minidoses de remédios naturais. Ervas como a salsa, coentros, hortelã, são ótimas para juntar às saladas. Em pós, como curcuma, cominhos, pimenta cayena, pode juntar a ovos mexidos, sumos, sopas e molhos de saladas”.

Livro da naturopata Nigma Talib, à venda na Amazon

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Presidente da República promulga diploma sobre carreira dos enfermeiros

Presidente da República promulga diploma sobre carreira dos enfermeiros

Candeeiros, 10 esculturas de luz

Candeeiros, 10 esculturas de luz

Anacom ordena fim das ofertas de telecomunicações que violam a neutralidade da internet

Anacom ordena fim das ofertas de telecomunicações que violam a neutralidade da internet

Ainda podes votar nas fotos de animais mais cómicas de 2022

Ainda podes votar nas fotos de animais mais cómicas de 2022

Portugal pode voltar a ser

Portugal pode voltar a ser "relevante" através do mar - Bolieiro

A 58.ª edição da Capital do Móvel abre portas, na Alfândega do Porto, dia 26

A 58.ª edição da Capital do Móvel abre portas, na Alfândega do Porto, dia 26

PR diz que é tempo de atualizar o SNS e oportunidade

PR diz que é tempo de atualizar o SNS e oportunidade "não pode ser desperdiçada"

"Sangue oculto": Júlia é a terceira gémea

JL 1359

JL 1359

Enfermeiros congratulam-se com promulgação de diploma sobre avaliação de desempenho

Enfermeiros congratulam-se com promulgação de diploma sobre avaliação de desempenho

VOLT Live: carros elétricos são a melhor solução para frotas de empresas?

VOLT Live: carros elétricos são a melhor solução para frotas de empresas?

Brain snack: onde nasceu a bolacha mais famosa do país?

Brain snack: onde nasceu a bolacha mais famosa do país?

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

Eco-Rally de Lisboa: os elétricos passaram pela capital

Eco-Rally de Lisboa: os elétricos passaram pela capital

Design, música e tecnologia no novo livro da Phaidon

Design, música e tecnologia no novo livro da Phaidon

EuRoC: um concurso europeu de lançamento de foguetes

EuRoC: um concurso europeu de lançamento de foguetes

Qual é o momento para aspirar a ser líder? Ontem!

Qual é o momento para aspirar a ser líder? Ontem!

Kate usa pregadeira com significado especial na receção ao presidente da África do Sul

Kate usa pregadeira com significado especial na receção ao presidente da África do Sul

Letizia recupera o seu fato de plumas

Letizia recupera o seu fato de plumas

E ainda... Saramago

E ainda... Saramago

Recrie o look chique de Catarina Gouveia

Recrie o look chique de Catarina Gouveia

Presidente PS pede ao Governo apurado sentido de orientação e maior rigor nas condutas

Presidente PS pede ao Governo apurado sentido de orientação e maior rigor nas condutas

"Crimes do Futuro", de David Cronenberg: Uma tatuagem no fígado

O centenário de Saramago

O centenário de Saramago

Rainha Margarida da Dinamarca vai passar o Natal sem os filhos

Rainha Margarida da Dinamarca vai passar o Natal sem os filhos

Sugestão da semana: 'O Pequeno Eco'

Sugestão da semana: 'O Pequeno Eco'

Bernardo leva Bruna a conhecer local turístico. Veja qual!

Bernardo leva Bruna a conhecer local turístico. Veja qual!

Prémio Inovação em Prevenção: Reunião de Júri marca nova edição  -Vídeo

Prémio Inovação em Prevenção: Reunião de Júri marca nova edição -Vídeo

Radioterapia FLASH: CERN apresenta “revolução” no tratamento do cancro

Radioterapia FLASH: CERN apresenta “revolução” no tratamento do cancro

Stock russo de mísseis de longo alcance pode estar prestes a esgotar-se

Stock russo de mísseis de longo alcance pode estar prestes a esgotar-se

5 dicas para proteger a casa no Inverno

5 dicas para proteger a casa no Inverno

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

Next Memory: viagem olfativa a Portugal numa bonita loja histórica

Next Memory: viagem olfativa a Portugal numa bonita loja histórica

Matilde Breyner: “Interromper a gravidez foi um ato de amor”

Matilde Breyner: “Interromper a gravidez foi um ato de amor”

A Ciência quando nasce é para todos: Instituto Gulbenkian de Ciência de portas abertas

A Ciência quando nasce é para todos: Instituto Gulbenkian de Ciência de portas abertas

O que se sabe sobre o casamento de Lady Amelia Spencer, sobrinha da princesa Diana

O que se sabe sobre o casamento de Lady Amelia Spencer, sobrinha da princesa Diana

Companheira de Eddie Ferrer despede-se do DJ

Companheira de Eddie Ferrer despede-se do DJ

Aumento da pressão do pastoreio ameaça pastagens nas regiões mais secas - estudo

Aumento da pressão do pastoreio ameaça pastagens nas regiões mais secas - estudo

Três vinhos frescos e equilibrados

Três vinhos frescos e equilibrados

Agenda fim de semana: já sabe o que vai fazer com as crianças?

Agenda fim de semana: já sabe o que vai fazer com as crianças?

Aptoide recebe investimento de 12 milhões de dólares

Aptoide recebe investimento de 12 milhões de dólares

Coluna JBL Partybox Encore Essential em teste, ideal para festas em casa

Coluna JBL Partybox Encore Essential em teste, ideal para festas em casa