Getty

Respirar deveria ser tão simples como… respirar. Mas entre os nossos antepassados primitivos e as gerações atuais, com uma industrialização pelo meio, perdemos esta aptidão vital. E isso está a afetar, a muitos níveis, a nossa saúde (inclusivamente mental), o nosso bem-estar e até a nossa fisionomia. Como perdemos o fôlego pelo caminho da evolução, e como podemos recuperá-lo? O jornalista e autor James Nestor passou uma década a investigar o assunto, viajando pelo mundo a falar com especialistas, a redescobrir textos antigos que se tinham perdido no tempo (mas ainda hoje fazem sentido), a estudar as várias técnicas de respiração e a praticá-las, e reuniu tudo o que descobriu em ‘Respira, A Nova Ciência de uma Arte Perdida’: um livro premiado e tão fascinante como útil que nos reensina a arte de bem respirar para viver mais e melhor.

Desde os primórdios da humanidade, evoluímos para respirar com a máxima eficiência. O que aconteceu para perdermos esta capacidade vital?

A evolução não ajudou

25 mil: é o número de vezes que o ar entra e sai dos nossos pulmões ao longo de um dia. Ao fim de 5 milhões anos de existência como espécie, deveríamos saber fazê-lo corretamente, mas fomos perdendo essa habilidade e hoje, como diz James Nestor, somos a espécie de mamíferos que pior respira. “40% da população atual sofre de obstrução nasal crónica e cerca de metade de nós respira habitualmente pela boca, com as mulheres e as crianças a serem mais afetadas”, explica no livro. “As causas são múltiplas: da secura do ar ao stresse, de inflamação a alergias, da poluição a fármacos. Mas muita da culpa vem de uma diminuição crescente do espaço frontal do nosso crânio.” Nos nossos antepassados esse espaço era bem mais amplo, mas ao longo da evolução o crescimento do cérebro (que precisava de mais espaço) e a invenção da comida cozinhada, que deixou de dar trabalho aos maxilares, levaram a um enfraquecimento dos músculos e ossos frontais do crânio. “O rosto encurtou e a boca ficou mais pequena, dando relevo a um nariz mais protuberante.” Acontece que quando as bocas são demasiado estreitas toda a arquitetura do palato se altera, impedindo o desenvolvimento da cavidade nasal e perturbando as estruturas do nariz, o que leva a obstruções e impede a passagem do ar. A linguagem vocal também ajudou à festa: a laringe desceu, os lábios diminuíram para ajudar a controlar a fala e a língua desceu, criando um espaço que nos tornou mais suscetíveis a engasgarmo-nos… e a ter apneia do sono. “Evolução nem sempre significa progresso e temos vindo a transmitir traços que são prejudiciais à nossa saúde.” E aos nossos níveis de energia: como bem sabem todas as pessoas que já sentiram o cansaço físico de um ataque de sinusite…

Mudança de ares

“A pesquisa atual em pneumologia, psicologia, bioquímica e fisiologia humana mostra que fazer ajustes, mesmo pequenos, na forma como inspiramos e expiramos pode ajudar a aumentar a performance atlética, rejuvenescer os órgãos internos, parar o ressonar, alergias, asma e algumas doenças autoimunes, e até endireitar a coluna. Nada disto deveria ser possível, mas é.” Incluindo corrigir a arquitetura da boca (sobretudo nas crianças) para ajudar a respirar naturalmente melhor.
De acordo com a investigação do autor, estes são os princípios de uma respiração correta, que não só nos mantém vivos como promove a saúde e a longevidade.

Respirar pelo nariz

Respirar constantemente pela boca faz-nos muito mal a todos os níveis. O autor submeteu-se a uma experiência medicamente controlada em que durante 10 dias teve o nariz tapado dia e noite. A sua tensão arterial disparou, os marcadores de stresse também, a temperatura do corpo e a clareza mental diminuíram, a fadiga aumentou. Passou a dormir pouco e mal, a ressonar mais e a ter episódios de apneia do sono, e tinha a garganta constantemente seca. Embora de uma forma não tão extrema, esta é a condição permanente de metade da população. “Respirar pela boca está a destruir a nossa saúde.”
É pelo nariz que devemos respirar, sempre: ele limpa, aquece e hidrata o ar que respiramos, e “pressuriza-o para que os pulmões possam extrair mais oxigénio a cada respiração. Por isso, a respiração nasal é muito mais saudável e eficiente.” Segundo um dos especialistas consultados pelo autor, respirar pela boca contribui para doença periodontal e mau hálito, e aumenta o número de cáries ainda mais do que o açúcar ou uma má higiene oral.
“Como qualquer outra parte do corpo, quando o nariz não é usado regularmente atrofia.” Respirar pela boca ocasionalmente, quando temos o nariz entupido durante um ou dois dias, ou ao rir ou falar, não afeta a saúde a longo prazo, mas a respiração bucal crónica sim. E as consequências a médio e longo prazo são de cortar a respiração no pior sentido. Mas se manter a boca fechada e respirar conscientemente pelo nariz é fácil durante o dia, como fazer enquanto dormimos? Um número crescente de especialistas recomenda o mouth taping (literalmente fechar a boca com um pouco de adesivo no centro). Parece estranho, mas a verdade é que ao fim de segundos já não se sente e dorme-se incomparavelmente melhor logo a partir da primeira noite. Não admira que haja cada vez mais médicos e recomendar esta técnica e mais pessoas a usá-la…
Se retirar apenas uma ideia deste artigo, que seja esta: feche a boca.

Expirar

Raramente usamos toda a nossa capacidade pulmonar e isso faz com que o nosso corpo não funcione tão bem como poderia. E ao contrário do que se poderia pensar, isso tem mais a ver com a expiração do ar do que com a inspiração (como qualquer asmático atento lhe dirá, a sensação de falta de ar vem muitas vezes de ar a mais nos pulmões). “Raramente fazemos expirações completas”, diz James Nestor. “A maioria de nós usa apenas uma pequena parte da nossa capacidade pulmonar total com cada respiração, o que nos obriga a fazer mais com menos. Um dos primeiros passos para uma respiração saudável é prolongá-la, mover um pouco mais o diafragma para baixo e para cima e expelir totalmente o ar dos pulmões antes de inspirar de novo.”

Mastigar

Parece que não tem nada a ver com a respiração, mas tem. Durante a pesquisa para o livro, o autor teve oportunidade de observar e comparar crânios humanos de diversas fases da nossa evolução e as diferenças são alarmantes para a nossa função respiratória. “Quase todos os seres humanos nascidos de há 300 anos para trás tinham amplas cavidades nasais, queixos fortes e dentes direitos porque mastigavam muito. Os ossos da face humana não param de crescer por volta dos 20 anos como outros do nosso corpo. Podem expandir-se e remodelar-se para lá dos 70 anos. Isso significa que podemos influenciar o tamanho e forma da nossa boca e melhorar a nossa habilidade respiratória em qualquer idade.” Para o conseguir, Nestor recomenda que, em vez de seguirmos a dieta dos nossos avós, sigamos a dos nossos antepassados muito mais longínquos, com alimentos crus e rijos que exijam mais de uma hora de mastigação. E, entretanto, devemos manter os lábios fechados, os dentes a tocar-se ligeiramente e a língua no céu da boca.

Respirar mais, ocasionalmente

Respirar demais constantemente – o que muitos fazem sem dar por isso – é prejudicial para os pulmões a nível celular. Mas “respirar conscientemente mais intensamente, durante um período curto, pode ser terapêutico.” É o que fazem as técnicas ancestrais Tumo, Sudarshan Kriya e pranayamas vigorosas, usadas por monges tibetanos e yogis, por exemplo.
A fazer apenas com orientação, ao vivo, de quem sabe fazê-las.

Inspire, expire… assim

Estes são alguns dos métodos respiratórios que James Nestor ensina no livro e pode encontrar também outros, com vídeos tutoriais, no site do autor: mrjamesnestor.com/breath (em inglês). Alguns parecem complicados, mas com um pouco de treino tornam-se fáceis.

Respiração das narinas alternadas

Chamada Nadi Shodhana, esta técnica básica pranayama melhora a função pulmonar e reduz a frequência cardíaca, a tensão arterial e o stresse do sistema nervoso simpático. É recomendada antes de dormir ou de uma reunião de trabalho.

  • Coloque delicadamente o polegar da mão direita sobre a narina direita e o anelar da mesma mão sobre a narina esquerda, com o indicador e o dedo do meio posicionados entre as sobrancelhas.
  • Feche a narina direita com o polegar e inspire muito lentamente pela narina esquerda. No auge da inspiração, faça uma ligeira pausa com ambas as narinas fechadas e depois levante só o polegar para expirar pela narina direita.
  • Quando tiver deitado todo o ar fora, feche as duas narinas por um momento e volte a inalar pela narina direita.
  • Continue alternando as respirações entre as duas narinas por 5 a 10 ciclos.
Coordenação respiratória

Para fazer trabalhar o diafragma e aumentar a eficiência da respiração. Mantenha a respiração suave.

  • Sente-se com a coluna direita e o queixo perpendicular ao corpo.
  • Inspire suavemente pelo nariz e quando chegar ao topo da respiração comece a expirar e a contar alto, suavemente, de 1 a 10 e depois de 10 até 1, expirando ao mesmo tempo.
  • Quando achar que já terminou de expirar continue a contar, mas murmurando cada vez mais baixo até só mexer os lábios e sentir os pulmões completamente vazios.
  • Faça uma inalação grande e suave, e recomece.
  • Faça entre 10 e 30 ciclos, ou mais. Quando dominar a técnica, pode fazê-la ao caminhar ou correr.
Respiração ressonante (coerente)

É a mais básica e essencial das técnicas respiratórias. Ajuda a acalmar e a pôr o coração, pulmões e circulação num estado de coerência em que todos os sistemas do corpo trabalham com a máxima eficiência. Pode fazê-la frequentemente e há várias apps que ajudam. No livro, James Nestor recomenda a Paced Breathing.

  • Sente-se com o corpo direito, relaxe os ombros e a barriga e expire.
  • Inspire pelo nariz suavemente durante 5,5 segundos, expandindo a barriga à medida que o ar enche a base dos pulmões.
  • Sem fazer pausa, expire suavemente durante 5,5 segundos, trazendo a barriga para dentro à medida que os pulmões esvaziam. Cada respiração deve ser como um círculo.
  • Repita pelo menos 10 vezes ou mais se possível.
Canções nasais

O objetivo desta técnica é aumentar o nível de óxido nítrico, um gás essencial que alarga os capilares venosos, aumenta a oxigenação e relaxa os músculos lisos. Produzir sons com a boca fechada multiplica por 15 o nível de óxido nítrico nas passagens nasais. A praticar pelo menos 5 minutos por dia. O autor diz que pode parecer ridículo e irritar quem está por perto, mas os efeitos são potentes (percebe-se por que é que os monges budistas o fazem…).

  • Respire normalmente pelo nariz e cante ou faça qualquer som com a boca fechada.
Exercícios de hipoventilação na caminhada ou corrida

James Nestor conta no livro a sua experiência radical com este tipo de técnica (que oferece muitos dos benefícios atléticos do treino em alta altitude) levada ao extremo. Mas dá também uma versão mais acessível:

  • Caminhe ou corra durante 1 minuto a respirar normalmente pelo nariz.
  • Expire e feche o nariz apertando-o com os dedos, mantendo o ritmo do exercício.
  • Quando sentir uma grande necessidade de inspirar, liberte o nariz e inspire muito suavemente, a um ritmo que lhe parece metade do normal, durante cerca de 10 a 15 segundos.
  • Regresse à respiração normal durante 30 segundos.
  • Repita cerca de 10 ciclos destes.
Respiração para descongestionar o nariz
  • Sente-se com as costas direitas, expire suavemente e aperte as narinas com os dedos para as fechar.
  • Tente não se concentrar na retenção da respiração (abane a cabeça, levante-se e dê uns passos…).
  • Quando sentir uma grande necessidade de respirar, inspire pelo nariz de forma muito lenta e controlada (se o nariz continuar congestionado, respire suavemente pela boca com os lábios apertados).
  • Continue esta respiração calma e controlada durante pelo menos 30 segundos a 1 minuto.
  • Repita todo o ciclo 6 vezes.
‘Respira, A Nova Ciência de uma Arte Perdida’ de James Nestor (Pergaminho)

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Estes são os cabeças de lista às europeias

Estes são os cabeças de lista às europeias

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Filha de Cuca Roseta apresenta-se no

Filha de Cuca Roseta apresenta-se no "The Voice" e leva mentores às lágrimas

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites