Cuidar de cabelos naturalmente encaracolados ou crespos é toda uma ciência. E como qualquer bom cientista sabe, por vezes, temos de fazer experiências para comprovar uma teoria.

No que diz respeito à hidratação durante a semana, entre lavagens, muitas naturalistas experimentaram e aprovaram o método LOC para manterem os fios hidratados e definidos. Eu sou uma delas e, por experiência própria, acredito que esta é uma rotina que deve fazer parte dos nossos cuidados. Então, vamos ao básico:

  • O que significa LOC? É uma sigla inglesa que representa “Liquid/Leave-in” (líquido ou leave-in), “Oil” (óleo) e “Cream” (creme). O nome em si não só descreve os produtos que devemos ter à mão, mas também a ordem exata em que devem ser aplicados, de forma a maximizar a retenção de hidratação.
  • Como funciona? A camada de hidratação inicial, que é fornecida por água ou por um leave-in à base de água, é selada por dois outros produtos conhecidos pela capacidade de criar um revestimento ao longo da haste, o que ajuda a evitar que a água evapore e se perca na atmosfera. Resultado: o cabelo mantém-se hidratado durante mais tempo.
  • Como fazer? Quanto à técnica, a explicação é um pouco mais extensa. Veja o passo a passo:

Passo 1 — Líquido/Leave-in

A letra L significa líquido (água) ou leave-in (à base de água), uma vez que ambos servem para fornecer a humidade que será selada. Eu costumo começar por borrifar cada secção do meu cabelo com água, mas pode sempre saltar essa parte e aplicar um leave-in hidratante. 
Fora da Caixa neste momento: JBCO Water da As I Am | Curl Love Moisture Milk da Camille Rose Naturals

Passo 2 — Óleo

De seguida, aplique uma pequena quantidade de óleo no cabelo para ajudar a selar a humidade. A escolha de produto varia, dependendo do nível de porosidade do cabelo. Quem tem alta porosidade pode usar óleos espessos. Já os fios com média e baixa porosidade dão-se melhor com texturas mais leves, que não os deixam com um aspeto pesado ou causam acumulação de produto. Aqui ficam algumas sugestões:

      AltaMédiaBaixa
      AzeiteÓleo de semente de uvaÓleo de argão
      Óleo de rícinoÓleo de jojobaÓleo de abacate

      Fora da Caixa neste momento: óleo de jojoba da Mamado

      Passo 3 — Creme

      O último passo é aplicar um hidratante cremoso à base de uma manteiga para selar a hidratação. O creme também dá definição e fixa os caracóis, portanto escolha um produto adequado para o penteado que pretende fazer.
      Fora da Caixa neste momento: Moisture Rich Hair Parfait da Alikay Naturals

      Embora eu tenha exemplificado o método LOC, na verdade, o meu cabelo 4C com baixa porosidade prefere o método LCO — primeiro o líquido/leave-in, seguido do creme e do óleo. Como disse no início, é tudo uma questão de tentativa e erro. Tenha em atenção o nível de porosidade dos fios e o seu tipo de cabelo, e experimente as duas técnicas para perceber qual é a mais adequada para si.

      Use o método LOC (ou o LCO) depois de lavar o cabelo, ou seja, no mínimo uma vez por semana. Se tiver produtos de qualidade como aliados, o cabelo é bem capaz de se manter hidratado por 4-5 dias dias. E pode sempre repetir o processo durante a semana, caso sinta que ele está seco. Está a pensar em experimentar? O ideal é que o ‘período de teste’ dure três semanas, portanto nada de desistir na primeira tentativa.

      Palavras-chave

      Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

      Relacionados

      Mais no portal