Adicionei a vitamina C na minha rotina de skincare há cerca de um ano e meio, e já escrevi sobre os benefícios deste ativo aqui. Basicamente, por ser um potente antioxidante, a vitamina C quando usada na pele previne o envelhecimento, aumenta a firmeza e reduz as manchas. Recomendada para todas as idades, produtos com vitamina C entraram na minha vida com um objetivo: a prevenção. E desde então já testei séruns que têm os seus pontos positivos e menos bons… E há aqueles que, definitivamente, voltaria a comprar. Eis o meu top 5!

5 – C-VIT Liposomal Sérum – Sesderma

Este sérum é composto por vitamina C estabilizada, que é uma versão derivada da molécula original. É que a vitamina C pura é extremamente instável e oxida muito rapidamente. Nesta versão, a vitamina C está encapsulada, o que mantém os ativos por mais tempo, além de ser menos irritante para a pele por não conter ácido ascórbico. O sérum da Sesderma ainda ácido hialurónico, que é um potente hidratante, extrato de ginkgo biloba e pantenol.

Este sérum tem o melhor cheiro de todos os 5. Por ser feito com vitamina C estabilizada, e não pura, ele não oxida e mantém a cor branca. A textura é suave, espalha fácil na pele e seca muito rápido. Como tenho tendência a borbulhas, a textura seca ajuda, porque não deixa a pele oleosa. É um bom sérum para manter a pele hidratada, porém não senti efeitos drásticos na textura, como outros séruns que já usei.

4 – A-Oxitive Sérum Avène

Este sérum foi uma indicação da minha dermatologista, e a minha mãe, que tem 55 anos, também usou e aprovou. Composto por vitamina C estabilizada, vitamina E e água termal, é um sérum indicado para peles sensíveis, porque acalma ao mesmo tempo em que age a prevenir as rugas.

Quando usei pela primeira vez, a impressão que tive é que este sérum tem mais aspecto de um creme leve. Cheira bem, é branco e espalha e absorve rapidamente. Aquele efeito de pele mais lisa já se sente nos primeiros dias, mas por ter essa textura cremosa senti que a pele ficou pesada quando passei o protetor solar na sequência.

3 – Liftactiv Fresh Shot Vitamina C – Vichy

Tinha grandes expectativas sobre este sérum. Com vitamina C pura em concentração de 15% (a maior que já usei), vitamina E e ácido hialurónico, este sérum promete efeitos em 10 dias. Na verdade este é um tratamento de curto prazo, recomendado como um shot energizante para a pele, e por isso vem num vidrinho menor, de 10 ml.

É um sérum muito líquido, quase difícil de passar. O que faço é aplicar com o dosador diretamente no rosto, para não deixar escorrer por entre os dedos. Por ser tão líquido fica mais fácil de espalhar, e uso muito pouco – 4 gotas no máximo. Não tem cheiro e a cor é levemente amarela. Por ter a vitamina C pura e em alta concentração, sinto uma ardência muito leve ao passar na pele. Apesar do vidrinho ser pequeno e o tratamento ser recomendado para 10 dias, o meu durou mais de um mês – mas não sei até que ponto a vitamina C continua a manter os ativos ou se já não oxidou…

Apesar da minha ansiedade, sinto que este não é o sérum para a minha pele. A concentração de vitamina C pura pode ser muito alta para uma pele que ainda é jovem, e também um pouco sensível, como a minha.

4 – Pure Vitamin C Sérum – La Roche Posay

Tem vitamina C pura a 10%, ácido hialurónico e ácido salicílico, o que faz deste um dos séruns ideais para pele acneica. Também tem água termal na composição, e é recomendado para peles sensíveis. Foi o primeiro sérum de vitamina C que eu usei, e que me convenceu que valia a pena adicionar este ativo à minha rotina.

Com uma textura de óleo grosso, este sérum não escorre pelos dedos. Na pele ele espalha fácil, 2 gotas são suficientes, absorve rápido, e deixa a pele com uma espécie de película seca e lisa. Tem uma cor transparente alaranjada e dos 5 é o que mais se nota a oxidação – ao fim do primeiro mês o sérum já estava bem mais laranja, além de deixar a tampinha e tudo o que eu tocava depois também meio laranja. O cheiro é o mais forte dos 5, e não é muito bom, parece um cheiro de laranja misturado com ferrugem. A boa notícia é que passa logo!

Apesar de oxidar muito e não cheirar muito bem, é dos meus séruns preferidos. Deu resultado muito rápido, serve bem como base para o que vier a seguir – creme, maquilhagem, protetor solar e durou por bastante tempo, porque a textura faz com que seja necessário muito menos produto.

5 – Sérum 10 – Skinceuticals

Com vitamina C pura a 10% e ácido ferúlico, este sérum tem uma das melhores combinações, segundo os especialistas. Recomendado para todos os tipos de pele, tem uma textura leve, quase líquida, também um pouco difícil de não se perder por entre os dedos. Mas por ser um pouco oleoso, 2 gotas são suficientes para espalhar no rosto todo.

Não tem cheiro, tem uma cor um pouco amarelada, absorve rápido na pele. No primeiro dia já senti o rosto mais liso e macio, tipo pele de bebé. É um bom sérum para passar antes do creme de dia e do protetor solar, porque a textura de facto não deixa a pele melada. Dos 5 é sem dúvidas o meu preferido, se não fosse pelo preço… O vidrinho de 30 ml custa o dobro dos outros.

Ps. Oiça a sua pele!

Apesar de ter gostado dos 5 séruns, sei que a experiência de cada pessoa é diferente. Peles mais sensíveis podem sofrer mais com a vitamina C pura muito concentrada, enquanto peles com mais rugas podem nem sentir diferença com a vitamina C estabilizada. Há também diferenças entre peles oleosas, que podem preferi séruns mais líquidos, enquanto as peles secas podem funcionar melhor com séruns mais oleosos ou cremosos. E há um ponto essencial sobre a vitamina C: é obrigatório o uso do protetor solar e evitar a exposição ao sol! A melhor opção é sempre consultar um especialista para identificar o produto ideal para a sua pele.

Palavras-chave

Relacionados

Sem Filtros

Testei o tratamento que promete fazer em 30 minutos o mesmo que 20 mil abdominais. Será?

Uma novidade que caiu nas graças de Hollywood e já chegou a Portugal

Beleza

5 novidades de cosmética para começar a experimentar já

Acabadinhas de chegar!

Beleza

Vitamina C. Mitos e verdades sobre esse poderoso antioxidante

Esclarecemos as principais dúvidas sobre este ativo, que se tornou bastante popular nas rotinas de skincare.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.